Homens e mulheres que trabalham para concretizar os direitos humanos hoje em dia, podem não ser tão conhecidos, mas partilham um compromisso pelo princípio de que todo ser humano nasce com direitos iguais e que qualquer coisa menos que isso é injustiça, violação desses direitos.
Às vezes aqueles que lutam pela efetivação desses direitos (vida, liberdade, saúde, educação, cultura, lazer) podem sentir que têm conseguido pouco progresso, mas alguns no passado, tais como Martin Luther King Jr., Mahatma Gandhi, Madre Teresa de Calcutá, etc., também o sentiram, porém conseguiram criar no mundo um impacto duradouro para esses direitos.
fonte da imagem:http://www.agenciajovem.org/wp/?p=5463
Hoje temos a vantagem de que os direitos humanos de fato existem, mesmo que pareçam muitas vezes distantes, milhares de pessoas desfrutam de uma vida melhor do que a anos atrás e devemos isso aos que lutarem e entregaram suas próprias vidas em prol da mudança que queriam ver no mundo, mas é claro que ainda temos um longo caminho pela frente.
Concernente às crianças e adolescentes, deve-se salientar a importância de se intensificar os esforços nacionais e internacionais em favor de projetos que visem a disseminação e abrangência dos direitos humanos e o respeito aos direitos à sobrevivência, proteção, saúde, educação, alimentação, moradia, desenvolvimento físico e psíquico e etc. de milhares de crianças e adolescentes em todo o planeta.
Concernente às crianças e adolescentes, deve-se salientar a importância de se intensificar os esforços nacionais e internacionais em favor de projetos que visem a disseminação e abrangência dos direitos humanos e o respeito aos direitos à sobrevivência, proteção, saúde, educação, alimentação, moradia, desenvolvimento físico e psíquico e etc. de milhares de crianças e adolescentes em todo o planeta.
fonte da imagem:http://movimento.natura.dedalus.com.br/blog/22-anos-do-estatuto-da-crianca-e-do-adolescente
Internacionalmente e servindo como base para as ações de proteção à criança e o adolescente há a Convenção sobre os Direitos da Criança, adotada pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 20 de novembro de 1989 e ratificada pelo Brasil em 21 de novembro de 1990 mediante o Decreto 99.710.
Temos ainda no Brasil a Constituição da República que dispõe, mais especificamente em seu artigo 227 sobre direitos correlatos às crianças e adolescentes (link para acesso: http://www.senado.gov.br/legislacao/const/con1988/con1988_13.07.2010/art_227_.shtm), dizendo que "é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação [...] além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão".
Com a mesma importância temos também o ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei 8,069/90 (segue o link para acesso: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm) que em seu artigo 3º expressa que "a criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana [...] a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade".
Vídeo para reflexão...
Vídeo: "5 Direitos da Criança e do Adolescente"
Fonte: Youtube - Canal: Complexo Pequeno Príncipe.
Diante de todo o exposto seguem imagens denunciando uma violação de direitos humanos, especificamente o trabalho infantil:
fonte da imagem: http://www.juazeiro.ce.gov.br/Imprensa/Noticias/2014-09-09-Conscientizacao-contra-o-trabalho-infantil-sera-realizada-durante-a-Romaria-de-Nossa-Senhora-das-Dores-1205/
fonte da imagem:http://www.revistadigital.com.br/2014/01/educacao-e-a-melhor-arma-contra-trabalho-infantil/
fonte da imagem: http://www.clickescolar.com.br/combate-ao-trabalho-infantil-no-brasil.htm
O líderes mundiais devem uma desculpa por não cumprirem a promessa de justiça e igualdade da Declaração Universal dos Direitos Humanos aprovada há 70 anos. Nas últimas seis décadas muitos governos mostraram mais interesse nos abusos de poder ou na busca de benefícios políticos próprios do que no respeito aos direitos daqueles que eles governam, em especial os direitos de muitas crianças e adolescentes que são violados constantemente.
Trabalho infantil, analfabetismo e a pobreza em correlacionados formando um círculo vicioso em alguns países do mundo, em especial no Brasil e é com urgência que precisamos de eficiência nas ações do governo nas escolas e no meio rural, gestão consciente dos problemas enfrentados, organização e não desperdício de gastos públicos.
Uma solução: Implantação de um gestão democrática com foco na educação e na erradicação do trabalho infantil, com a conscientização de todos e efetiva participação do meio familiar.
fonte da imagem: http://www4.trt23.jus.br/agenda/node/263
Marta Moreira da Costa Reis.